ORTODONTIA

É a especialidade da Odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar problemas relacionados ao mal posicionamento dos dentes e das estruturas da face. Dentes mal posicionados dificultam a limpeza correta o que favorece o paracimento de inflamação gengival, cáries e tártaros. Dentes bem posicionados melhoram  a mastigação, fonação e estética.

PRINCIPAIS PROBLEMAS ORTODÔNTICOS

    • APINHAMENTO: É falta de espaço para o posicionamento alinhado dos dentes na arcada.

    • DIASTEMAS: Espaços presentes entre os dentes.

    • MORDIDA ABERTA: Quando os dentes superiores e inferiores não se tocam.

    • MORDIDA PROFUNDA: Ocorre quando os dentes superiores anterios cobrem (a maior parte) dos dentes inferiores anteriores ao fechar a boca.

    • MORDIDA CRUZADA: Ocorre quando os dentes inferiores estão posicionados para fóra dos dentes superiores. Em outras palavras quando “a tampa é menor que a panela”. A mordida cruzada pode ser anterior ou posterior.

  • ERUPÇÃO ANORMAL: Quando um dente nasce fóra do local adequado.

PRINCIPAIS TIPOS DE APARELHO ORTODÔNTICO

    • METÁLICO CONVENCIONAL: É o modelo mais conhecido e com menor custo no mercado atual. É composto por peças chamadas de bandas, bráquetes e fios, que são presos por elásticos de diversas cores. É um modelo de tratamento tradicional, mas deixa a desejar pela parte estética e pela dificuldade em escovar os dentes, além de limitações para comer alimentos crocantes, o que não é tão problemático para crianças e alguns adolescentes. Para eles, a cada manutenção é possível escolher novas cores para “enfeitar” o aparelho.

    • AUTOLIGÁVEIS: Esses brackests são aparelhos mais eficientes do que os tradicionais, pois não necessitam das borrachinhas para prender os arcos. Eles podem ser estéticos ou metálicos e costumam ser mais práticos, na medida em que não são necessárias as trocas das borrachas de forma periódica. Alguns dentistas afirmam que esse tipo de bracket pode reduzir o tempo do tratamento, mas essa afirmação ainda não está comprovada.

ESTÉTICOS: São confeccionados com materiais que mantenham a discriçao como Policarbonato, Ceramica e Sáfira.

  1. policarbonato: São uma espécie de resina plástica. Estes aparelhos tem um grande atrativo – O PREÇO. Sua cor é um branco leitoso esse tipo de aparelho costuma ser mais em conta, considerando as demais opções. No entanto, ele pode sofrer alterações de coloração dependendo da alimentação do paciente e tambem no caso de fumantes.
  2. Cerâmica: Com cor branco leitoso, apresentam basicamente as mesmas qualidades dos brackets de policarbonato. Esses brackets, no entanto, não alteram de cor com o tempo. Outra vantagem é que esses brackets costumam ser mais fáceis para a instalação dos arcos. A desvantagem desse modelo é a maior facilidade para se quebrar do que os demais.
  3. Sáfira: A cor deste bracket é transparente e não se altera com o passar do tempo. Muito resistente, a única desvantagem desse modelo é o preço que costuma ser bem mais caro que os demais.

FASES DO TRATAMENTO

  1. Avaliação inicial:Consiste na consulta inicial, para diagnostico da necessidade ou não do tratamento ortodôntico.
  2. Documentação Ortodôntica: Após análise da documentação, ortodontista fará um planejamento detalhado, decidindo o tipo do aparelho para seu caso e uma previsão de tempo de tratamento.
  3. Escolha do aparelho Ortodôntico: Aqui se decide o tipo de aparelho a ser usado de acordo com o tratamento e a necessidade do paciente.
  4. Manutenções: As manutenções devem ser feitas de acordo com orientação do ortodontista, podendo ser quinzenais, mensais ou até mesmo em um espaço de tempo maior dependendo do tipo de aparelho.
  5. Contenções: Usadas por um período determinado após o término do tratamento para manter os dentes na posição correta até a total consolidação do osso que sustenta os dentes.