Temos: PT
Onde o paciente apresenta ausência de todos os dentes.
Popularmente conhecidas por dentaduras, são substitutos para dentes ausentes que podem ser retirados e recolocados na boca.
No caso da prótese total. Uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre a gengiva. A base da protése cobre todo o palato (ceu da boca), enquanto a inferior é confeccionada em forma de uma “ferraduras”, a fim de permitir espaço livre para acomodar a língua.
Prótese Total
Indicada quando o paciente apresenta ausência de todos os dentes. Conhecidas como DENTADURAS, substituem todos os dentes para devolver função mastigatória e estética.
Prótese Parcial Removível
É indicada quando o paciente apresenta ausência de alguns dentes, permanecendo dentes saudáveis que servirão de apoio para próteses parciais.
TIPOS:
- Grampo Metálico: É uma armação metálica com dentes artificiais. Embora removível, fica encaixada nos dentes naturais através dos grampos.
- Ponte móvel: Não possui grampos, o apoio é por meio de “pressão” no céu da boca, é confeccionada em resina acrílica.
- Flexível: Essa modalidade de prótese apresenta silicone na sua composição, dando assim flexibilidade a mesma e garantindo mais conforto, segurança e estética ao paciente.
Prótese Fixa
Trata-se da prótese que cumpre a função de substituir 1 ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos em virtude de cáries ou traumatismos e são fixas na boca. São elas: Pivôs, facetas, coroas, lentes de contato dentais, próteses sobre implantes entre outras.
Pivot: é um tipo de prótese que necesssita instalação de um pino no interior da raiz com canal tratado, o pino serve para sustentar a coroa protética.
A instalação do pivô so e possível quando a raíz pode ser preservada com o tratamento de canal.
Coroa: é uma peça protética que substitui um dente perdido seja por acidente ou deterioração por carie. Ela imita o dente.
A coroa pode ser instalada sobre um pino ou diretamente sobre remanescente dental preparado
Jaqueto: é o mesmo que coroa, porem é um termo quase em desuso.